Bolas de Pêlos

22/11/2011 21:54

As Bolas de Pêlos nos Gatos: É Grave?

 

O gato passa uma grande parte do tempo se lambendo, principalmente quando ele sai pouco de casa. Este comportamento de limpeza corresponde a várias motivações:

    * refrescar-se, umedecendo a pelagem;
    * acalmar as emoções e o stress;
    * aliviar a pelagem dos pêlos mortos.

 

Consequências do ato de se Lamber

 

Como a língua do gato é áspera (ela é coberta por papilas córneas), ele ingere uma grande quantidade de pêlos mortos quando se lambe.

 

Na maioria das vezes os pêlos ingeridos são eliminados pelas fezes, mas em alguns casos, os pêlos podem se aglomerar no estômago, formando bolas que podem ocasionar problemas digestivos. Mais de 60 % dos criadores de gatos persas observam uma relação entre as bolas de pêlos e problemas digestivos. De fato, elas podem ser:

    * regurgitadas pelos gatos: elas são então chamadas 'tricobezoares'
    * caminhar ao longo do aparelho digestivo, induzindo uma alternância de constipação e de diarréia.

 

Excepcionalmente, estas bolas de pêlos, misturadas com as fezes, podem impedir o correto esvaziamento do cólon e interromper totalmente o trânsito intestinal: é a oclusão intestinal.

 

Fatores que favorecem a formação de Bolas de Pêlos

 

É evidente que este fenômeno é particularmente acentuado nos gatos com pêlos longos, sobretudo em períodos de muda (primavera e outono).

Os aglomerados de pêlos e os parasitas cutâneos (pulgas) estimulam o gato a se lamber e aumentam o risco de formação de bolas de pêlos.

Os gatos que não têm acesso ao exterior são os mais atingidos, pois eles não comem grama. A ingestão espontânea de grama/ervas é um meio de estimular a eliminação das bolas de pêlos.

Em gatos idosos, cujo trânsito digestivo é ligeiramente menor, o risco de constipação é maior.

 

Prevenção dos problemas digestivos ligados a formação de Bolas de Pêlos

 

Limpeza pelo proprietário, uma escovação regular (diária para os Persas) é indispensável para eliminar os pêlos mortos e limitar sua ingestão pelos gatos.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!