Vacinação

25/11/2011 16:12

 

É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o gato adulto. Os gatinhos devem ser imunizados antes de começarem a ter contato com outros felinos. Existem muitas doenças virais que podem acometer os gatos e são causadoras de grande número de mortes, principalmente nos filhotes.

 

As vacinas que seu gato deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação.

Abaixo, um calendário para a vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado:

 

Gatos:

Vacinas - múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica

45 a 60 dias:  dose vacina múltipla*
21 dias após a  dose:  dose vacina múltipla
- a partir de 4 meses de idade: Anti-rábica

 

Este quadro mostra todas as vacinas disponíveis no mercado. Cabe ao veterinário decidir o melhor esquema para cada animal.

* (rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e leucemia felina, clamidiose)

Gatos adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que já passaram da época de vacinação devem receber 2 doses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para gatos de procedência desconhecida, quando não se tem conhecimento ou certeza sobre o histórico de vacinação.

Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a gata nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da mãe para a cria.

 

IMPORTANTE: REFORÇO ANUAL DE TODAS AS VACINAS!